Anglo American reuniu especialistas para discutir otimização da barragem do Minas-Rio

Por Conexão Mineral 24/05/2019 - 15:36 hs
Foto: Linkedin
Anglo American reuniu especialistas para discutir otimização da barragem do Minas-Rio
Thales Nicoli, consultor de barragem da Anglo American

A Anglo American reuniu cerca de 50 técnicos e especialistas para discutir formas de otimizar a barragem do Minas-Rio no segundo Workshop Sobre Tecnologias de Disposição de Rejeitos. O objetivo do evento foi pensar nas possibilidades tecnológicas que permitam manter os altos padrões de segurança enquanto se amplia a vida útil da estrutura.

Foram três dias de apresentações e debates, com a presença de especialistas de várias unidades do grupo, consultores externos e fornecedores. "Depois de muita conversa e compartilhamento de experiências, saímos com um plano de ações, para analisarmos a viabilidade técnica de algumas atividades em curto, médio e longo prazo", afirma Thales Nicoli, consultor de barragem da Anglo American.

Para a realização dos trabalhos, as equipes estudam duas abordagens: a otimização da ocupação do reservatório e a melhoria nos processos para diminuir a quantidade de rejeito depositada na estrutura de contenção. No segundo viés, o rejeito poderia entrar novamente no processo, recuperando o teor de ferro, ou ser depositado em pilhas de rejeito ou em cava da mina exaurida.

"Pensar em novas formas de disposição do rejeito é uma preocupação que a Anglo American já tem há um tempo. A intenção do Grupo, hoje, é transformar a barragem do Minas-Rio em um modelo global, aplicando a melhor tecnologia disponível”, conclui Nicoli.